FASB, Financial Accounting Standards Board.
Resumo da Declaração nº 123.
Contabilização da Compensação Baseada em Ações (Emitido em 10/95)
Esta Declaração também se aplica a transações em que uma entidade emita seus instrumentos patrimoniais para adquirir bens ou serviços de não empregados. Essas transações devem ser contabilizadas com base no valor justo da contraprestação recebida ou do valor justo dos instrumentos patrimoniais emitidos, o que for mais confiável mensurável.
Contabilização de Prêmios de Compensação Baseada em Ações para Empregados.
Esta Declaração define um método baseado no valor justo para a contabilização de uma opção de compra de ações de funcionários ou instrumento de patrimônio similar e encoraja todas as entidades a adotar esse método de contabilidade para todos os planos de remuneração de ações de seus empregados. No entanto, também permite que uma entidade continue a medir o custo de compensação para esses planos usando o método de contabilidade baseado no valor intrínseco prescrito pelo parecer nº 25 da APB, Contabilização de estoque emitido para empregados. O método baseado no valor justo é preferível ao método Opinion 25 para justificar uma alteração no princípio da contabilidade segundo o parecer nº 20 do APB, Alterações contábeis. As entidades que decidem permanecer com a contabilidade na Opinião 25 devem fazer divulgações pro forma do lucro líquido e, se apresentadas, lucro por ação, como se o método de contabilização baseado no valor justo definido nesta Declaração tivesse sido aplicado.
De acordo com o método baseado no valor justo, o custo de remuneração é mensurado na data de concessão com base no valor do prêmio e é reconhecido ao longo do período de serviço, que geralmente é o período de aquisição. De acordo com o método do valor intrínseco, o custo de compensação é o excesso, se houver, do preço de mercado cotado do estoque na data de outorga ou outra data de mensuração sobre o valor que um empregado deve pagar para adquirir o estoque. A maioria dos planos fixos de opções de ações - o tipo mais comum de plano de compensação de ações - não tem valor intrínseco na data de concessão e, na Opinião 25, nenhum custo de compensação é reconhecido por eles. O custo de compensação é reconhecido para outros tipos de planos de remuneração baseados em ações na Opinião 25, incluindo planos com características variáveis, geralmente baseadas em desempenho.
Prêmios de remuneração de ações exigidos para serem liquidados pela emissão de instrumentos de capital.
Para as opções de compra de ações, o valor justo é determinado usando um modelo de preço de opção que leva em consideração o preço da ação na data de outorga, o preço de exercício, a vida esperada da opção, a volatilidade do estoque subjacente e os dividendos esperados nela, e a taxa de juros livre de risco durante a vida esperada da opção. As entidades não públicas são permitidas para excluir o fator de volatilidade na estimativa do valor de suas opções de compra de ações, o que resulta em medição no valor mínimo. O valor justo de uma opção estimada na data de outorga não é posteriormente ajustado por mudanças no preço do estoque subjacente ou sua volatilidade, a vida da opção, dividendos no estoque ou a taxa de juros livre de risco.
O valor justo de uma ação do estoque não vendido (geralmente referido como estoque restrito) atribuído a um empregado é mensurado ao preço de mercado de uma ação de uma ação não restrita na data da concessão, a menos que uma restrição seja imposta após o empregado ter adquirido direito a ele, caso em que o valor justo é estimado tendo em conta essa restrição.
Planos de compra de ações para funcionários.
Um plano de compra de ações do empregado que permite aos empregados comprar ações com desconto no preço de mercado não é compensatório se satisfizer três condições: (a) o desconto é relativamente pequeno (5% ou menos satisfaz esta condição automaticamente, embora em alguns casos seja maior O desconto também pode ser justificado como não compensatório), (b) substancialmente todos os funcionários a tempo inteiro podem participar de forma equitativa, e (c) o plano não incorpora recursos de opção, como permitir que o empregado compre o estoque com desconto fixo do Menor preço de mercado na data de concessão ou data de compra.
Prêmios de compensação de ações exigidos para serem liquidados pagando dinheiro.
Alguns planos de remuneração com base em ações exigem que o empregador pague um empregado, na demanda ou em uma data especificada, um valor em dinheiro determinado pelo aumento no preço das ações do empregador a partir de um nível especificado. A entidade deve medir o custo de compensação desse prêmio no valor das mudanças no preço das ações nos períodos em que as mudanças ocorrem.
Esta Declaração exige que as demonstrações financeiras de um empregador incluam certas divulgações sobre os arranjos de remuneração dos empregados baseados em ações, independentemente do método usado para contabilizá-los.
Os valores pro forma que devem ser divulgados por um empregador que continuem aplicando as disposições contábeis do parecer 25 refletem a diferença entre o custo de remuneração, se houver, incluído no lucro líquido e o custo relacionado, medido pelo método baseado no valor justo definido neste Declaração, incluindo efeitos fiscais, se houver, que teria sido reconhecido na demonstração do resultado se o método baseado no valor justo tivesse sido usado. Os valores pro forma necessários não refletirão quaisquer outros ajustes no lucro líquido reportado ou, se apresentado, lucro por ação.
Data E Transição Efetiva.
Os requisitos contábeis desta Declaração são efetivos para as transações realizadas nos exercícios fiscais que começam após 15 de dezembro de 1995, embora possam ser adotadas na emissão.
Os requisitos de divulgação desta Declaração são efetivos para demonstrações contábeis para exercícios iniciados após 15 de dezembro de 1995 ou para um ano fiscal anterior para o qual esta Declaração foi adotada inicialmente para reconhecer o custo de compensação. As divulgações pro forma exigidas para as entidades que optarem por continuar a medir o custo de compensação usando o parecer 25 devem incluir os efeitos de todos os prêmios concedidos nos exercícios fiscais que começam após 15 de dezembro de 1994. Divulgações pro forma para prêmios concedidos no primeiro ano fiscal que começa após dezembro 15, 1994, não precisam ser incluídos nas demonstrações financeiras desse exercício, mas devem ser apresentados subseqüentemente sempre que as demonstrações financeiras desse exercício são apresentadas para fins comparativos com demonstrações financeiras para um exercício posterior.
Morris Manning & Martin, LLP.
Com o advento do novo FAS 123 (Revisado) (aqui, & ldquo; FAS123 (R) & rdquo;), este memorando indicará alguns itens para o Conselho considerar na transição para FAS 123 (R) e na concessão de incentivos futuros:
Requisito de Conformidade.
O FAS 123 (R) é o relatório do Conselho de Normas de Contabilidade Financeira sobre pagamentos com base em compartilhamento e endereços de opções de compra de ações e outros prêmios de equivalência patrimonial para os funcionários de uma entidade. Devido a uma recente alteração na SEC, o FAS 123 (R) torna-se efetivo no início do ano fiscal de uma empresa pública após 15 de junho de 2005. Para empresas privadas, o FAS 123 (R) entra em vigor para os exercícios fiscais que começam após 15 de dezembro de 2005 .
Os modelos Binomial Lattice (contra o modelo Black-Scholes) provavelmente resultarão em valores mais baixos para opções de estoque devido à sua flexibilidade para refletir mais facilmente a situação de uma empresa em particular. Os modelos Binomial Lattice, ao contrário do Black-Scholes, permitem que uma empresa modelo como a volatilidade das ações, períodos de black-out e taxa de confisco por ano, o que pode ser significativo para algumas empresas. Personalizar um modelo binomial básico para lidar com pressupostos demográficos e comportamentais do mundo real requer mais treinamento do que um modelo Black-Scholes básico. Na maioria dos casos, o dinheiro economizado usando o modelo Binomial Lattice mais do que compensa qualquer despesa aumentada devido à complexidade adicional do modelo.
Como a modelagem impacta o valor das opções.
As principais variáveis dos modelos de rede são: prazo de vencimento, rendimento de dividendos, volatilidade do preço das ações com base em expectativas futuras, período de aquisição, taxas de confisco, períodos de blackout e a escolha do número ótimo de etapas de rede. Os conselhos devem se familiarizar com a forma como as variáveis-chave afetam o valor da opção de compra de ações e ajustar as concessões de opção de estoque e as metodologias de avaliação adequadamente.
1) O valor da opção de compra de ações pode ser diminuído reduzindo o cronograma de aquisição e / ou o prazo da opção dos 10 anos padrão a 5 ou 7 anos.
2) Quanto maior a taxa de confisco de uma opção de compra de ações, menor será o valor da opção de compra de ações. O conselho deve considerar a aquisição baseada em desempenho, como o crescimento da receita ou do EBITDA, em comparação com os requisitos de aquisição de base no tempo, pois isso teria o efeito de aumentar as taxas de confisco.
3) Os períodos de apagão são as datas em que as opções sobre ações dos empregados não podem ser executadas, geralmente várias semanas antes e após um anúncio de ganhos. Se os períodos de apagão ocorrerem freqüentemente ao longo do ano, o preço da opção pode ser diminuído em até 25%.
4) A volatilidade das ações é um dos parâmetros de entrada mais difíceis para estimar. Deve-se ter cuidado para usar o período correto se estiver usando preços históricos das ações para calcular a volatilidade futura. Além disso, a volatilidade deve ser anualizada.
5) A escolha do número ótimo de etapas de rede é crucial na obtenção de um resultado válido de avaliação de opções. Normalmente, o número mínimo de passos de rede para obter convergência é de 1.000.
Uso de Critérios de Desempenho com Prêmios.
A Declaração FASB No. 123 (R) não exige mais tratamento contábil variável para aquisição baseada em desempenho, pois a avaliação é feita na data da concessão, e não quando a condição foi atendida. Devido a isso, a aquisição de direitos pode ser baseada em desempenho ou com base em serviços ou ambas, e, independentemente, as opções devem ser avaliadas e contabilizadas a partir da data de concessão. Os conselhos têm mais flexibilidade na atribuição de certos critérios de desempenho para outorgas de opções de estoque sem a preocupação de ter que lidar com a contabilidade variável e as flutuações de resultados resultantes que isso pode causar.
Se as opções de ações existentes forem consideravelmente ldquo; fora do dinheiro; muitos conselhos estão votando para acelerar a aquisição dessas opções para evitar o reconhecimento da despesa de compensação futura associada a essas opções após a adoção do FAS 123R. A aceleração dessas opções antes da implementação do FAS123R exige apenas uma nova data de medição para as opções e, como elas são & ldquo; out-of-themoney, & rdquo; nenhuma despesa de compensação é registrada.
Uma das diferenças mais significativas entre APB 25 e FAS 123 (R) é onde os benefícios fiscais extraordinários serão exibidos. Um benefício fiscal extraordinário é criado se a dedução para fins fiscais exceder o custo de compensação reconhecido na demonstração do resultado. Sob a nova declaração, os benefícios fiscais extraordinários serão exibidos na seção de financiamento da demonstração do fluxo de caixa, não na seção operacional. As empresas devem considerar se isso terá efeito sobre as cláusulas bancárias existentes, que podem ser baseadas em fluxos de caixa operacionais, bem como considerar o efeito nas previsões de fluxo de caixa.
O FAS 123 (R) exige que as entidades mantenham dados de imposto de renda por prêmio, detentor de opção, país e parcela de aquisição para que as entradas contábeis apropriadas possam ser registradas.
Normalmente, os sistemas de contabilidade de opção de estoque existentes não mantêm esses dados. Os custos associados a esta manutenção podem ser significativos para entidades com planos de compensação de capital extensivos e complexos.
Plano de Compra de Estoque de Empregados (ESPP)
Os conselhos podem querer reconsiderar a viabilidade contínua de alguns planos de compra de ações dos empregados (ESPP & rsquo; s). De acordo com o FAS 123R, se as provisões para ESPPs não atendem às três condições seguintes, o custo de aquisição de ações (sobre as contribuições do empregado) deverá ser gasto:
1) O preço de compra não é descontado em mais de 5% do valor justo de mercado na data de compra (Observe que o Código de Receita Federal permite um desconto maior (15%).)
2) Não há uma provisão de retorno no plano (o que significa que as ações são adquiridas com base no preço mais baixo, olhando para trás em um determinado período de tempo, geralmente 2 anos) e.
3) O plano é amplo com base na organização (o que significa que todos os funcionários são elegíveis). Os conselhos devem considerar a alteração das provisões para atender a essas condições.
Se os requisitos de aquisição forem baseados em tempo ou desempenho, uma empresa pode ajustar a despesa reconhecida original se o custo real for diferente do que foi originalmente gravado. Se os requisitos de aquisição forem baseados em fatores de mercado externos (preço das ações), a empresa poderá não ajustar a despesa reconhecida se os custos forem diferentes.
Além disso, com o advento de novas disposições do Internal Revenue Code, promulgadas pela American Jobs Creation Act de 2004, que afetam os "planos de remuneração diferidos" não qualificados, & rdquo; aqui estão alguns outros itens para o Conselho considerar na concessão ou alteração de prêmios de incentivo de ações futuras:
Não há Opções ou SARs com preço de exercício menor do que o FMV.
Qualquer opção ou direito de apreciação de ações concedido que tenha um preço de exercício inferior ao valor justo de mercado das ações subjacentes provavelmente estará sujeito a duras consequências fiscais.
Devido à importância adicional de se um direito de opção ou de avaliação de ações tem um preço de exercício pelo menos igual ao valor justo de mercado do estoque subjacente, os Conselhos terão que reconsiderar sua mecânica para avaliar o estoque da empresa. Para uma empresa de capital aberto, os regulamentos propostos emitidos de acordo com a nova lei fiscal exigem que tais mecanismos incluam o uso de um avaliador independente ou uma pessoa com conhecimentos e experiência significativos ou treinamento na realização de avaliações.
Sem Opções e SARS em ações preferenciais.
As opções de compra de ações e os direitos de valorização de ações com base em ações preferenciais sujeitarão o destinatário à tributação de renda imediata mais um imposto adicional de 20%.
Modificação de prêmios extraordinários.
Qualquer alteração de uma opção existente ou do prêmio de direito de apreciação de ações pode resultar na atribuição de um imposto de renda imediato mais um imposto adicional de 20% a menos que o preço de exercício do prêmio permaneça pelo menos igual ao valor justo de mercado da ação subjacente sujeita a o prêmio. Além disso, com exceção de certas exceções específicas, qualquer alteração que seja uma extensão ou renovação de uma opção ou um direito de apreciação de ações pode sujeitar o prêmio a imposto de renda imediato mais um imposto adicional de 20%. Essas mudanças podem resultar em uma nova data de medição para as opções existentes e os direitos de valorização de ações também sob o novo FAS 123 (R).
Sem características de diferimento com prêmios.
Qualquer prêmio que prevê uma característica de diferimento pode sujeitar o prêmio a imposto de renda imediato mais um imposto adicional de 20%.
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FASB ainda está errado sobre opções de estoque.
Pouco antes do dia do insano de abril, o Conselho de Normas de Contabilidade Financeira (FASB) emitiu um rascunho de uma nova regra contábil que, se aprovada, exigiria que todas as formas de remuneração baseada em ações fossem contabilizadas como um custo no período em que são concedidas. O comunicado de imprensa sobre este rascunho diz:
De acordo com a proposta do Conselho de Administração, todas as formas de pagamentos com base em ações aos empregados, incluindo opções de ações de empregados, seriam tratadas da mesma forma que outras formas de compensação ao reconhecer o custo relacionado na demonstração do resultado. A despesa do prêmio geralmente seria mensurada pelo valor justo na data da concessão.
Sobre esta questão, os gurus da contabilidade no FASB estão errados em todos os aspectos. Deixe-me contar as formas, (para este propósito, tratar opções de ações como representativas de todas as formas de compensação baseada em ações):
Uma opção de compra de ações não é como "outras formas de compensação". A opção de compra de ações é um incentivo para o desempenho futuro; eles não são, como um bônus, uma recompensa pelo desempenho anterior.
As opções de compra de ações não têm "custo relacionado" no período em que são concedidas, na medida em que não há desembolso de caixa ou diluição de ações naquele momento. As opções de compra de ações são uma diluição contingente das ações em circulação - contingente em condições como o preço futuro da ação, se o empregado cumprir as restrições no exercício da opção e se e quando as opções são exercidas. As opções diluem as ações em circulação apenas quando são exercidas e somente quando o valor total das ações em circulação aumentou.
Não existe uma maneira objetiva de medir "o valor justo (das opções) na data da concessão", a menos que alguém crie um mercado no qual tais opções sejam compradas e vendidas. A prática geral das empresas que agora são opções de despesas é usar alguma fórmula para estimar o quanto outras pessoas deveriam estar dispostas a pagar as opções, mas esse valor estimado não é uma medida objetiva do seu valor de mercado e pode diferir enormemente do valor das opções quando exercidas. Além disso, o FASB não especificou nenhuma fórmula para estimar o valor das várias formas de remuneração baseada em ações, caso em que a regra proposta não aumenta a comparabilidade das declarações de resultados entre as empresas.
O FASB também afirma que a nova regra proposta "alcançaria uma convergência substancial nesta importante área entre os Estados Unidos e as normas contábeis internacionais". Isso é correto, mas não é um caso suficiente para a nova regra. Devemos exercer cautela semelhante sobre uma harmonização internacional das normas contábeis, como deveríamos, sobre uma proposta de harmonização de códigos fiscais.
Finalmente, a lógica da decisão proposta exigiria que as empresas reafirmassem seus ganhos em todos os anos anteriores em que as opções eram concedidas a menos que, por acidente, o valor de mercado das opções quando exercido se revelasse igual à estimativa de seu valor quando concedido.
Eu acho difícil acreditar que o FASB tenha começado a pensar seriamente sobre as várias implicações de sua regra proposta.
O período de comentários para o rascunho de exposição termina neste verão em 30 de junho. O presidente da FASB, Robert H. Herz, afirmou que "esperamos que a proposta atrairá interesse de um amplo leque de entrevistados (e) recebemos todas as contribuições". Espero que isso seja verdade, mas duvido disso; O FASB tem se comprometido com o gasto de opções por muitos anos, apesar da forte oposição de muitas empresas. A única perspectiva significativa para a suspensão desta regra proposta é que o Congresso atrasaria sua implementação, tal como aconteceu há uma década.
Não estou feliz em confiar no Congresso para estabelecer padrões de contabilidade. Mas também não estou feliz em permitir que um monopólio privado estabeleça padrões contábeis com a autoridade da Securities and Exchange Commission. A minha preferência seria autorizar cada bolsa de valores a estabelecer padrões contábeis para todas as empresas listadas nessa troca, caso em que o FASB seria apenas um dos vários grupos consultivos contábeis concorrentes.
Entretanto, permitam-me repetir a minha conclusão de que a nova regra da proposta do FASB sobre os acordos de compensação baseados em acções é errada tanto em termos de calendário como de valorização. As opções de compra de ações e outras formas de compensação baseada em ações diluem as ações em circulação apenas quando são exercidas, e não quando são concedidas. E o valor contabilizado destas formas de compensação deve basear-se no seu valor de mercado quando exercido e não em uma fórmula não objetiva quando concedida. Neste caso, as autoridades fiscais estão corretas. O FASB ainda não concordou em como avaliar a compensação baseada em equidade quando concedido porque eles estão errados sobre a questão do tempo.
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