четверг, 12 апреля 2018 г.

Peças de comércio de estratégias de xadrez


Princípios básicos da estratégia de xadrez: bispos.
Os Bispos gostam de Diagonais abertas.
Quando usado corretamente, os bispos podem ser bastante poderosos. Em muitas posições, um bispo pode ser muito mais forte que a outra peça menor, o cavaleiro.
Posições abertas, onde penhores - especialmente penhores centrais - foram negociados, tendem a aumentar o potencial de um bispo. Coloque os bispos em diagonais abertas, onde podem exercer controle sobre o maior número possível de espaços.
O diagrama acima aparece em uma variação do Gambito dinamarquês - os movimentos jogados foram 1. e4 e5 2. d4 exd4 3. c3 dxc3 4. Bc4 cxb2 5.. MAIS Bxb2. As combinações de letras / números aqui representam posições de peças no tabuleiro de xadrez, bem como os movimentos específicos que um jogador faz com essas peças. Por exemplo, a capital & # 34; B & # 34; representa o & # 34; bispo & # 34; peça, as combinações minúsculas de letras e números, como & # 34; e4, & # 34; representa as posições das peças no tabuleiro, e o & # 34; x & # 34; mostra que uma peça capturou uma peça oposta, movendo-se para um ponto particular no quadro. Neste caso, o branco sacrificou dois peões, mas tem uma compensação devido aos dois bispos muito fortes que ele desenvolveu enquanto o Black estava ocupado pegando peões. Você pode verificar a notação algébrica para peças de xadrez e se move nesta página da web publicada pela FIDE, a federação internacional de xadrez.
Enquanto a teoria da abertura diz que a posição acima favorece o Black - dois peões é um pouco demais de material para desistir, mesmo tendo em conta a grande liderança de White no desenvolvimento - os bispos de White são atacantes perigosos graças ao longo , abra as diagonais em que foram colocadas. Black deve defender com precisão para manter sua vantagem.
Bispos bons e maus.
Os bispos podem ser classificados como & # 34; bons & # 34; ou & # 34; mau & # 34; com base em seu relacionamento com seus peões.
Se a maioria dos seus peões - particularmente os peões centrais - estão nos mesmos quadrados de cores que um dos seus bispos, esse bispo é considerado um "mau" bispo. Da mesma forma, um bispo que não compartilha a mesma cor que a maioria dos seus peões é considerado um & # 34; bom & # 34; bispo.
No diagrama acima, ambos os jogadores controlam um bispo de quadrado claro. Como os peões de White estão em quadrados escuros, o dele. MAIS bispo é bom. Os peões de Black residem nos mesmos quadrados de cor clara que seu bispo continua, tornando seu bispo ruim.
Embora esses nomes sejam comumente usados, eles não refletem necessariamente a eficácia de um bispo em uma determinada posição - eles são simplesmente uma maneira de descrever a peça. Dito isto, os bons bispos são muitas vezes mais vantajosos do que os maus. Os bons bispos têm mais liberdade de movimento e controlam os quadrados que seus peões aliados não conseguem. Por outro lado, & # 34; mau & # 34; Os bispos às vezes podem ser úteis, pois eles e seus peões podem se defender.
Bispos ativos.
Um bispo que está fora de sua cadeia de penhores é um bispo ativo. Os bispos ativos têm maior liberdade e geralmente estão melhor posicionados do que aqueles ainda presos dentro da cadeia de peões. Ou & # 34; bom & # 34; ou & # 34; mau & # 34; os bispos podem estar ativos.
No diagrama acima, tanto o Branco quanto o preto tornaram seus bispos ativos, desenvolvendo-os fora de suas respectivas cadeias de peões. Observe que, enquanto o bispo de Black é tecnicamente # 34; mau, & # 34; Ele tomou uma postagem forte em d4 e tem muito espaço para o movimento.
Bispos de Opposite Colors.
Como os bispos são obrigados a ficar em quadrados de uma única cor, eles têm algumas propriedades interessantes que os separam de outras peças. Por exemplo, ambos os lados podem ser deixados com apenas um bispo - com um lado mantendo seu bispo de quadrado claro, enquanto o oponente tem seu bispo de quadrado escuro.
No middlegame, esses bispos de cor oposta podem se tornar fortes armas de ataque. Como nenhum dos bispos pode enfrentar diretamente o outro, é difícil usá-los em defesa quando o outro. MAIS o bispo do jogador está atacando. Nesse sentido, ter bispos de cores opostas dá ao jogador atacante uma vantagem material.
No final do jogo, os bispos de cor oposta tendem a beneficiar o lado mais fraco. Normalmente, é possível - e, muitas vezes, bastante simples - garantir um sorteio ao perder por um peão ou mesmo dois em um final de bispo de cor oposta. O lado defensivo pode criar um bloqueio nos quadrados patrulhados por seu bispo, e o lado mais forte não pode usar seu bispo para quebrar essa defesa.
No diagrama acima, Black é adiantado por um peão e parece estar muito perto de promover seu peão. No entanto, a presença de bispos de cor oposta torna este um desenho fácil para o branco. O preto não pode remover o bispo branco da diagonal a1-h8, nem o bispo de Black bloqueia a diagonal para ajudar seu peão a promover. Se o Black nunca tentar promover o peão, White pode capturar o peão com seu bispo; mesmo se o bispo estiver perdido, o jogo será um sorteio, pois o Black não pode forçar o xeque com apenas um rei e bispo.
Bispos no Endgame.
Os bispos são mais fortes nos jogos finais, com os peões restantes em ambos os lados do quadro. Esta situação permite que eles usem sua capacidade de longo alcance ao máximo e minimizem a desvantagem de apenas poderem acessar uma cor de quadrados. Isso é contrastado com a outra peça menor, o cavaleiro, que se destaca em endgames, onde todos os peões permanecem em uma asa porque podem cobrir quadrados de ambas as cores.
No diagrama acima, o Bispo Branco está usando suas habilidades de longo alcance para todo seu potencial. . MAIS Enquanto o Black tem cinco peões passados ​​conectados, o Bispo Branco pára todos eles, controlando a diagonal longa. O White ganhará facilmente promovendo seu único penhor restante.
Bispos no Final do Jogo: o Bispo de Corpos Errados.
Às vezes, mesmo ter um bispo e um penhor extra não é suficiente para vencer em um jogo final. Isso ocorre quando o peão é um peão da rook - o que significa que está no arquivo a ou h - e o bispo não está na mesma cor que o quadrado em que esse peão promova.
O diagrama acima ilustra esse tipo de jogo final. O peão de White no a7 gostaria de promover a uma rainha em a8, um quadrado claro. Infelizmente, White apenas controla um bispo de quadrado escuro, tornando impossível que o bispo ajude a proteger a8. MAIS ou conduza o rei preto longe de lá. Embora seja o movimento de White, não há como fazer progresso; White pode afastar o rei e permitir que Black entregue o rei entre a8 e b7, ou White pode jogar um movimento de bispo e acabar com o rei do Black.

Sendo um bom comerciante de xadrez.
Trocar peças é uma técnica típica no xadrez. Enquanto no início do jogo, você e seu oponente têm um exército de xadrez igual, mais tarde no jogo, suas forças estão começando a perecer. Naturalmente, como Saviely Tartakover costumava dizer: "É melhor sacrificar as peças do seu oponente". & Rdquo; No entanto, os caras sentados em frente de você são geralmente egoístas e gananciosos, então eles não querem dar nada de graça. Por isso, você deve enganá-los a acreditar que suas peças menos eficientes são pelo menos tão boas quanto suas contrapartes mais ativas nos adversários & rsquo; exércitos. Você pode usar essa técnica ao atacar e ao defender.
O que é mais forte em cada posição particular: um bispo ou um cavaleiro?
Nos bispos russos são chamados de & ldquo; elephants & rdquo; e knights & ndash; & ldquo; cavalos & rdquo ;. Isso fez do GM Eduard Gufeld, um fã bispo ávido, dizer: & ldquo; Se você não sabe o que é mais forte e ndash; um cavalo ou um elefante e ndash; então vá para o zoológico! & rdquo;
Você deve trocar um jogo final?
Essas e outras questões freqüentemente chegam à mente de um jogador de xadrez durante o jogo. Para tomar uma decisão, você precisa avaliar corretamente os pontos fortes relativos das peças e prever como o comércio afetará sua posição em geral. Esse bispo é crítico por defender os peões de quadrado claro do oponente no final do jogo? Seu cavaleiro aparentemente passivo é crucial para capturar um posto avançado no meio do tabuleiro ou proteger um penhor vital no h2? Você precisa de uma ou duas torres para dominar o arquivo aberto? Em cada caso particular, você precisa pesar cuidadosamente todos os fatores. Basear-se em estereótipos (por exemplo, ter certeza de que os bispos são sempre melhores que os cavaleiros em posições abertas) pode ser bastante prejudicial. Às vezes, sua peça mais ativa e brilhante é trocada por uma peça de oponente relativamente áspera e negligenciada, mas o efeito ainda é positivo.
Agora, deixe-me dar-lhe algumas dicas sobre peças comerciais enquanto ataca:
Quando você tem uma vantagem importante, as peças comerciais geralmente favorecem o lado mais forte. Por exemplo, ter um penhor adicional em um final de jogo geralmente é melhor do que no middlegame, quando há muitas peças restantes, e qualquer coisa pode acontecer. Nota: esta regra não é universal, e principalmente se aplica a pedaços, não a peões. Claro, se você trocar muitas peças e peões, às vezes pode permitir que o lado mais fraco salve o jogo. Por exemplo, se você tiver uma troca extra, você não quer levá-la a uma rook vs knight or rook vs bishop ending (ambos são geralmente desenhados). Além disso, não se deixe levar por uma abordagem de xadrez ao xadrez. O último jogo é especial no sentido de que o xeque do rei do oponente é mais importante do que capturar muitas peças. Eliminando um defensor crítico. Por exemplo, uma peça que protege o rei ou quadrados fracos ou chave. A eliminação de tal peça é como matar o guarda-costas pessoal de um rei, ou derrubar os maciços portões de ferro de uma fortaleza.
Peças comerciais na defesa:
Pegue um pouco de espaço para suas peças. Quando você não tem muitas oportunidades de manobras, você pode querer trocar algumas de suas peças. Por exemplo, se você tiver um cavaleiro em f6 e o ​​outro em d7, e quer ver ambos na d5, você pode considerar trocar um deles. Este é um exemplo típico do conceito de um & ldquo; peça extra & rdquo; introduzido por Mark Dvoretzky. Elimine os principais atacantes do seu adversário e, assim, arruine seus planos. Se você tiver mais material, muitas vezes faz sentido trocar o máximo possível. A iniciativa tende a extinguir-se quando algumas peças são deixadas na placa. Se o seu rei estiver em risco, uma das técnicas defensivas é simplificar a posição o máximo possível e encaminhar para o final do jogo. Isto é especialmente verdadeiro para posições quando o seu rei está exposto e / ou pode o castelo.
Alguns conselhos gerais:
Comercialize peças passivas e pouco promissoras para pessoas ativas e com futuro potencialmente brilhante. Se sua peça é preguiçosa e não está fazendo nada, por que não se livrar disso? Sempre avalie as consequências da negociação em um jogo final. Quem está ganhando então & ndash; você ou seu oponente? Jogando contra um peão isolado, você geralmente deseja trocar o máximo de peças possível para enfraquecer a defesa do peão e, então, tentar capturá-lo. No entanto, você deve ter cuidado: por exemplo, se é um perigoso pomo passado que você pode parar, o comércio de todas as suas peças será suicida! Uma quip de xadrez russa que se origina em blitz: & ldquo; Quanto mais você troca, menos você irá tropeçar! & Rdquo; Na verdade, jogadores fortes muitas vezes tentam simplificar a posição em uma estrutura bem conhecida, se eles são curtos no tempo. Por exemplo, se você tem três peões extras, você ficará muito mais confortável jogando uma rook + 5 peões vs rook +2 peões endgame do que se você tivesse rainhas, bispos e cavaleiros no quadro. A técnica decente permitirá que você vença esta posição basicamente sem pensar muito. Quanto menos cálculos e movimentos imprevistos, melhor.
Negociações desiguais (por exemplo, um bispo e um cavaleiro para uma torre e um peão) pertencem ao campo de desequilíbrios e merecem um artigo especial. O mesmo pode ser dito sobre os sacrifícios.
Não consegui encontrar uma foto da rodada em si, então estou aqui e Olga Girya na Superfinal Russa '07.
No recente campeonato europeu de xadrez das mulheres eu tive que enfrentar o WGM Olga Girya no meu aniversário, 9 de março:
Eu cometi um erro na abertura e consegui uma posição passiva. Para facilitar a defesa, decidi trocar bispos de quadrado escuro. Enquanto perdi um peão nesta operação, o sacrifício valia a pena, uma vez que a iniciativa da White diminuiu significativamente.

Apenas xadrez.
Esta seção contém artigos sobre como usar as várias peças de xadrez.
Peões & # 8211; No jogo de xadrez, os penhores estão muito subvalorizados no nível iniciante e intermediário. Knights & # 8211; Se o seu cavaleiro estiver no centro do quadro, ele tem acesso a oito quadrados. Rooks & # 8211; Se você sabe como usar sua torre, pode ser uma peça de xadrez muito poderosa. King & # 8211; Você percebe que o objetivo deste jogo inquisidor não é apenas criar estratégias, mas, finalmente, conferir o rei do seu oponente. Castling & # 8211; O castro é uma tática de xadrez incomum que permite ao jogador mover duas peças ao mesmo tempo. Como jogar as peças de xadrez & # 8211; Graças a vários entusiastas de xadrez bem conhecidos como Bobby Fischer e Arnold Denker, o jogo tornou-se cada vez mais popular entre os jovens e os velhos. Xadrez para Iniciantes & # 8211; O objetivo no xadrez é conferir o rei do seu oponente. O xadrez para iniciantes continuou & # 8211; Os penhores se movem completamente diferente das outras peças no quadro. Estratégia de Xadrez: troca de peças & # 8211; Uma das estratégias mais importantes no xadrez é saber quando e quando não trocar peças. Peões e seus termos relacionados & # 8211; Os peões de um jogo de xadrez são freqüentemente designados como o & # 8220; linha de frente e # 8221; soldados que podem ser morto facilmente.

peças de troca de estratégia de xadrez
O xadrez é um jogo de estratégia e tática. Cada jogador comanda um exército de 16 xadrez --- peões e outras peças (o rei, a rainha, os bispos, os cavaleiros e as torres).
Um jogo de xadrez bem jogado tem três estágios. Na abertura, os jogadores trazem suas forças em preparação para o combate. O middlegame começa quando os jogadores manobram para posição e realizam ataques e contra-ataques. O estágio final é o final quando, com menos peões e peças deixadas no tabuleiro, é mais seguro para os reis que se juntem à batalha final.
À medida que o jogo prossegue, cada jogador irá capturar alguns dos homens adversários; muitas vezes, as peças de captura são imediatamente recapturadas. Enquanto a peça que um jogador abandona é geralmente igual à peça que ele recebe em troca, nós dizemos que os jogadores estão trocando. Se você involuntariamente colocar uma peça onde ela pode ser capturada sem obter um valor igual em troca, nós dizemos que você colocou essa peça em prêmio. (Este é um termo francês que literalmente significa "tomar".) Às vezes, um jogador pode colocar uma peça em prêmio para enganar um oponente. Se o adversário captar o homem oferecido, pode deixá-lo aberto para atacar.
Você está pronto para ir!
É hora de você dar uma olhada nessas dez dicas para ajudá-lo a aprender algumas maneiras simples de ganhar mais jogos:
Olhe para o movimento do seu oponente. Faça o melhor movimento possível. Tem um plano. Saiba o que valem as peças. Desenvolva-se rapidamente e bem. Controle o centro. Mantenha seu rei seguro. Saiba quando trocar peças. Pense no final do jogo. Sempre esteja alerta.
Não apressar. Tome seu tempo e não deixe de estudar os exemplos cuidadosamente. Então saia e pratique - e divirta-se!
1. Olhe para o movimento do seu oponente!
Toda vez que seu oponente faz um movimento, você deve parar e pensar: Por que esse movimento foi escolhido? Uma peça está em perigo? Há outras ameaças que eu devo aguardar? Que tipo de plano o meu adversário tem em mente?
Somente defendendo as ameaças de seu oponente, você poderá realizar com sucesso suas próprias estratégias. Uma vez que você descobre o que o seu oponente está tentando fazer, você pode jogar para cortar os planos.
Imagine que você está jogando preto nesta posição. White acabou de mudar sua rainha para f3. Qual é a ameaça? Como você deve se mudar para enfrentar sua ameaça?
2. Faça o melhor movimento possível.
Quando você está considerando uma jogada, faça estas perguntas:
Será que a peça que eu estou movendo vai para um quadrado melhor do que o que está em agora? Posso melhorar minha posição ainda mais aumentando a eficácia de uma peça diferente? Esse movimento ajuda a se defender contra as ameaças de meu oponente? Será que a peça que eu me mova é segura em seu novo quadrado? Se for um penhor, considere: Posso mantê-lo protegido do ataque? Se é uma outra peça, considere: O inimigo pode conduzir, deixando-me perder tempo valioso?
Mesmo que o movimento pretendido tenha bons pontos, pode não ser a melhor jogada nesse momento. Emanuel Lasker, ex-campeão mundial, disse: "Quando você vê uma boa jogada, aguarde --- procure por uma melhor!" Seguir esse conselho é obrigado a melhorar seu xadrez.
Você é branco nessa posição. Black acabou de jogar cxd4 e temporariamente é um peão à frente. Qual é a melhor jogada que você pode fazer? Não seja muito precipitado!
Se você ameaça algo aqui em um movimento, algo lá no próximo movimento, e assim por diante, seu oponente terá uma defesa fácil de defender. Suas peças precisam trabalhar juntas para serem eficazes. Imagine cada instrumento em uma orquestra tocando uma música diferente!
Quando você desenvolve um plano, seus homens podem trabalhar em harmonia. Por exemplo, você pode planejar atacar o rei do seu oponente; Só uma peça provavelmente não seria capaz de fazer muito, mas a força combinada de várias peças faz uma poderosa força de ataque. Outro plano poderia assumir o controle de todos os quadrados em uma área específica da placa.
Os homens de xadrez são sua equipe "quimica"; para ser um bom treinador, & quot; você tem que usar todos os seus pontos fortes juntos.
Observe cuidadosamente esta posição. Qual seria um bom plano para o branco? Quais os movimentos que estarão envolvidos na realização deste plano?
4. Saiba o que valem as peças.
Quando você está considerando desistir de algumas de suas peças para alguns dos seus oponentes, você deve pensar nos valores dos homens e não apenas quanto deles possui. O jogador cujos homens aumentam o valor maior geralmente terá a vantagem. Portanto, um passo crucial na tomada de decisões é somar o material, ou valor, dos homens de cada jogador.
O peão é a peça menos valiosa, por isso é uma unidade de medida conveniente. Move-se lentamente, e nunca pode voltar para trás.
Cavaleiros e bispos são aproximadamente iguais, no valor de cerca de três peões cada. O cavaleiro é a única peça que pode pular sobre outros homens. Os bispos são mais rápidos, mas cada um pode atingir apenas metade dos quadrados.
Uma rook se move rapidamente e pode chegar a cada quadrado; seu valor é de cinco peões. Uma combinação de duas peças menores (cavaleiros e bispos) muitas vezes pode subjugar uma torre.
Uma rainha vale nove peões, quase tanto quanto duas torres. Pode mover para o maior número de quadrados na maioria das posições.
O rei também pode ser um lutador valioso, mas não avaliamos sua força porque não pode ser trocado.
Aqui está um problema mais difícil que exige que você use várias dicas sobre as quais você leu até agora. Imagine que você está jogando preto nesta posição. Em primeiro lugar, qual é a ameaça do branco? Em segundo lugar, que movimento você deve fazer para enfrentar essa ameaça? Finalmente, se o branco prosseguisse com sua "ameaça" mesmo depois de se mudar, qual seria o resultado?
Sabemos que um cavaleiro e um bispo geralmente valem o mesmo. O que você diria é mais forte nessa posição?
White está prestes a fazer uma mudança aqui. O cavaleiro preto é forte ou fraco? Seria melhor ou pior ter um bispo naquela praça?
5. Desenvolva-se rapidamente e bem.
O tempo é um elemento muito importante do xadrez. O jogador cujos homens estão prontos para a ação mais cedo poderá controlar o curso do jogo. Se você quer ser esse jogador, você deve desenvolver seus homens de forma eficiente para postagens poderosas.
Muitos jogadores inexperientes gostam de mover muitos peões no início do jogo para controlar o espaço no tabuleiro de xadrez. Mas você não pode ganhar com peões sozinhos! Uma vez que os cavaleiros, bispos, rooks e rainhas podem se mover mais longe do que peões e ameaçar alvos mais distantes, é uma boa idéia trazê-los em breve, depois de ter movido penhores suficientes para garantir que suas peças mais fortes não serão perseguidas de volta os peões do seu oponente. Depois que todas as outras peças são desenvolvidas, é mais fácil ver quais peões você deve se mover para se ajustar aos seus planos.
É tentador trazer a rainha muito cedo, porque é a peça mais poderosa. Mas seu oponente pode perseguir sua rainha ao ameaçá-la com peças menos valiosas. Olhe para o Exemplo A: após 1.. . . Nf6, o preto ameaça afastar a rainha branca com 2. . . Nd4 ou 2.. . . d6 e 3.. . . Bg4.
Em vez de apenas mover peças para fora, tente determinar o melhor quadrado para cada peça e traga-a a partir de tão poucos movimentos quanto possível. Isso pode evitá-lo de desperdiçar movimentos mais tarde no jogo.
6. Controle o centro.
Em muitos casos, a pessoa que controla os quatro quadrados no centro do quadro terá o melhor jogo. Existem razões simples para isso.
Primeiro, uma peça no centro controla mais do quadro do que aquele que está em outro lugar. Por exemplo, coloque um cavaleiro em um quadrado central e outro em um dos cantos da placa. O cavaleiro no centro pode mover-se para oito quadrados diferentes, enquanto o "encurralado" um só tem dois movimentos possíveis!
Em segundo lugar, o controle do centro oferece uma avenida para que suas peças viajem de um lado para outro. Para mover uma peça no quadro, você terá que passar pelo centro. Se suas peças podem chegar ao outro lado mais rápido do que as peças do seu oponente, muitas vezes você será capaz de montar um ataque bem sucedido lá antes que ele possa trazer peças suficientes para defender.
Cada jogador moveu dois cavaleiros e dois peões. Qual lado tem melhor controle do centro?
Mais uma vez, pense com cuidado: qual lado fica melhor no centro? Por quê?
7. Mantenha seu rei seguro.
Todo mundo sabe que o objetivo do jogo é conferir o rei do oponente. Mas às vezes, um jogador pensa sobre seus próprios planos tanto que esquece que seu oponente também é rei de caça!
Geralmente é uma boa idéia colocar seu rei em um lugar seguro, jogando no início do jogo. Depois de voar, você deve ter muito cuidado em avançar os peões perto do seu rei. Eles são como guarda-costas; quanto mais longe eles vão, mais fácil é que as peças do seu oponente se aproximem do seu rei. (Por esta razão, muitas vezes é bom tentar forçar seu oponente a mover os peões perto de seu rei.)
Aprendemos muitos objetivos importantes: vantagem em material, melhor desenvolvimento, controle do centro e agora segurança de rei. Qual destes é o mais importante?
8. Saiba quando trocar peças.
O melhor momento para trocar homens é quando você pode capturar homens valendo mais do que aqueles que você vai desistir, o que é chamado de "material vencedor". Mas a oportunidade de fazer isso não pode surgir se seu oponente for muito cuidadoso.
Como você provavelmente terá muitas chances de trocar homens em um "quê?" base, é útil saber quando você deve ou não deve fazer isso. Existem várias considerações importantes.
Como regra geral, se você tiver a iniciativa (suas peças estão melhor desenvolvidas e você está controlando o jogo), tente não trocar de homem, a menos que ele aumente sua vantagem de forma clara. Quanto menos homens cada jogador tem, mais fracos se tornam as ameaças do jogador atacante, e é mais fácil para o lado de defesa enfrentar essas ameaças.
Outra vez para não trocar peças é quando seu oponente tem uma posição apertada com pouco espaço para as peças para manobrar. É difícil mover muitos pedaços em uma posição apertada, mas é mais fácil mover apenas alguns.
Um tipo de vantagem que muitas vezes você pode ganhar com trocas comerciais é um enfraquecimento da estrutura do peão do seu oponente. Se, por exemplo, você pode capturar com uma peça que seu oponente só pode recuperar de uma maneira que lhe dê penhores duplicados, muitas vezes será para sua vantagem fazer esse comércio.
O jogador que está à frente no material geralmente se beneficiará dos negócios. É como um basquete ou futebol; Cinco jogadores às vezes têm problemas para marcar contra quatro jogadores adversários, mas tire três de cada lado e a equipe mais forte vai achar mais fácil marcar com dois jogadores contra um deles.
Então, para resumir: geralmente é bom trocar peças se o seu oponente tiver a iniciativa, se você tiver uma posição apertada, se você pode enfraquecer a estrutura do peão do seu oponente, ou se você estiver adiante no material. Há exceções, é claro, mas seguir estas regras deve trazer-lhe um sucesso considerável.
9. Pense no final do jogo.
A partir do momento em que o jogo começa, você deve lembrar que cada movimento que você faz pode afetar suas chances no final do jogo. Por exemplo, nas partes anteriores do jogo, um cavaleiro e um bispo são igualmente poderosos. No final do jogo, no entanto, quando há menos homens no caminho, o bispo pode exercer sua influência em todas as partes do quadro ao mesmo tempo, enquanto o cavaleiro ainda demora muito para chegar a qualquer lugar. Então, antes de negociar um bispo para um cavaleiro, pense não apenas sobre os próximos movimentos, mas também sobre o final do jogo.
A estrutura do penhor é crucial no final do jogo. Quando você captura um dos homens do seu oponente com um peão, muitas vezes você criará um arquivo aberto que ajudará suas torres e rainha a chegar ao lado do seu oponente, mas você também pode obter pinos duplicados. Uma vez que os pinos dobrados não podem se defender, são responsáveis ​​pelo jogo final. Se o seu oponente sobreviver ao middlegame, você pode ter uma luta ascendente mais tarde.
Concentre-se em seus planos imediatos, bem como o seu oponente --- mas sempre mantenha o final de jogo em mente!
Desde os primeiros movimentos do jogo, é importante ter uma boa formação de peões. Como você avaliaria a estrutura do peão em branco nesta posição?
No final do jogo, é comum ver um peão no final do quadro e promovido a uma rainha. Então, os peões são uma ótima coisa para aguentar. Estude este diagrama. Quem tem o "saudável" Peões brancos ou pretos?
10. Sempre esteja alerta.
Existe uma tendência para as pessoas relaxarem quando alcançaram uma boa posição ou abandonar a esperança se sua posição for muito ruim. Essas atitudes são naturais, mas ambas levam a resultados ruins.
Muitos jogadores --- mesmo campeões mundiais --- conseguiram posições vencedoras, apenas para perder porque relaxaram muito cedo. Mesmo a melhor posição não ganhará por si só; Você deve dar alguma ajuda! Em quase qualquer posição, o "perder" O jogador ainda poderá fazer ameaças. O "vencimento" O jogador deve estar alerta o suficiente para evitar essas posições.
Conselhos: se você tem uma posição melhor, cuidado! Um movimento despreocupado poderia descartar sua vantagem duramente conquistada. Mesmo enquanto você está realizando seus planos vencedores, você deve estar atento às ameaças de seu oponente.
Por outro lado, se você tiver uma posição pior, não desista! Continue fazendo movimentos fortes e tente complicar a posição o máximo possível. Se o seu oponente deslizar, você pode ter a chance de fazer um retorno. Lembre-se: onde há vida, há esperança.
Então fique atento o tempo todo, independentemente da posição. Um pouco de cuidado extra pode pagar de uma maneira muito grande.
Imagine que você é o general do exército negro na posição acima indicada. Você tem, como você pode ver, um jogo facilmente conquistado --- desde que você tem quatro peões à frente. Mas o branco acabou de mover seu cavaleiro para o e5. Isso parece um movimento bobo, já que você pode capturar este cavaleiro com seu próprio cavaleiro ou com sua rainha.
Mas olhe novamente. Não relaxe porque você está ganhando com facilidade! Se você capturou o cavaleiro branco com seu cavaleiro, qual seria o seu melhor (e surpreendente) movimento?
Exemplo A: White está ameaçando jogar Qjf7 xarquise! Black defende melhor movendo-se 1.. . . Nf6. Este movimento atende a ameaça e desenvolve o cavaleiro em um bom quadrado.
Exemplo B: Branco pode ganhar seu peão de volta imediatamente com um movimento como 1. Nbxd4. Mas você procurou uma mudança melhor? Ao jogar 1. Nc7 +, você pode ganhar a rainha dos negros!
Exemplo C: Um bom plano para o branco aqui seria um ataque ao rei dos negros. Uma vez que ele decidiu fazer isso, o branco deveria descobrir como levar suas peças a essa área do quadro. Após 1. f4, por exemplo, o branco pode trazer sua torre para f3 e depois para g3 ou h3, onde exercerá pressão em torno do rei dos negros.
Exemplo D: A ameaça de White aqui é jogar Nxf7, com um duplo ataque na rainha e na torre negra. O preto deve simplesmente casar (0-0). Agora, se o branco continuar com sua "ameaça", & quot; O negro simplesmente captura o cavaleiro e o bispo. Essa continuação seria.
1.. . . 0-0 2. Nxf7 Rxf7 3. Bxf7 + Kxf7.
Você pode ver que o branco trocou bispo e cavaleiro pela torre negra e pelo peão. Isso é sobre uma troca par, exceto --- na parte inicial do jogo especialmente --- estas duas peças são muitas vezes mais fáceis do que a torre. Note-se que o branco trocou suas únicas peças desenvolvidas, enquanto o preto tem um bispo e dois cavaleiros prontos para atacar.
Exemplo E: Aqui está um exemplo em que um cavaleiro é melhor do que um bispo. O bispo está preso por trás de seus próprios peões, enquanto o cavaleiro é livre para entrar e sair da posição dos negros. Serão fáceis de manobrar o cavaleiro para f6, e se o negro defender o peão em h7 com o rei dele, o rei do branco entrará na posição do negro por meio de c5 ou e5, com efeito decisivo.
Exemplo F: as tabelas se voltam; O cavaleiro preto move-se tão devagar que depois de 1. h6, o peão não pode ser impedido de atingir o oitavo lugar e ser promovido. Se o negro tiver um bispo em b6 em vez do cavaleiro, ele poderia responder 1. h6 com 1.. . . Bd4 +, quando o bispo controlaria o quadrado crucial h8.
Exemplo G: É fácil ver que o branco tem controle do centro nesta posição. Seus peões ocupam quadrados centrais, enquanto os peões negros ainda não estão envolvidos na luta. Observe como é fácil para o branco desenvolver os seus bispos em quadrados que ajudem a controlar o centro, enquanto os bispos negros são encurralados pelos próprios peões.
Exemplo H: Lá, também, branco tem mais controle central e um jogo mais livre. O peão em e4 ataca dois quadrados na metade do meio da placa e ajuda a controlar o d5, evitando que o peão em d6 avança enquanto oferece proteção no caso em que o branco joga Nd5. White pode colocar uma torre em d1 mais tarde para pressionar o arquivo d.
Exemplo I: Este exemplo mostra por que a segurança do rei é o fator mais importante. Black está adiantado em material por um bispo e um peão, tem controle do centro e tem mais peças desenvolvidas, mas isso é inútil, porque ele não consegue evitar que o branco jogue Qxh7, jaque mate!
Exemplo J: O branco dobrou penhores no arquivo eletrônico, normalmente uma desvantagem. Aqui, no entanto, o peão no e3 controla os quadrados vitais d4 e f4. Além disso, o branco pode montar um ataque colocando suas torres e rainha no arquivo f, que já não está bloqueado por um de seus peões.
Esses pinos duplicados poderiam se tornar fracos no final do jogo. Portanto, o branco deve evitar intercâmbios desnecessários e concentrar-se em ganhar no middlegame.
Exemplo K: Black tem o "quimico" conjunto de peões aqui, uma vez que o branco dobrou penhores nos arquivos a e c. Esses peões não podem se proteger. Além disso, note que a máquina de arrasto ou "caboose" O peão deve ficar para sempre atrás de seu líder. Um conjunto de peões duplicados vale muito mais do que um peão.
Exemplo L: Você obteve esse? É duro. Como preto nesta posição superior, se você capturar o cavaleiro branco em e5 com seu cavaleiro (1. ... Nxe5) em vez de sua rainha (1. ... Qxe5), então o branco deve se mover 2. Qf2 +!
Como você pode ver, isso força a rainha negra a capturar a rainha branca, colocando o rei branco em impasse. The game would be a draw!
So stay alert. This type of surprising sacrifice can happen surprisingly often!
Centro. The four squares in the middle of the board.
desenvolvimento. The process of moving pieces from their original squares to positions where they can better aid the player's plans.
doubled pawns. Two pawns of the same color on the same file. Generally considered a disadvantage because the pawns cannot defend each other.
endgame. Also called "ending," it is the third and final phase of the game, in which each player has relatively few pieces remaining. The promotion of pawns is a common goal in the endgame.
Arquivo. A vertical (up and down) row of squares. The players' kings start the game on the same file.
initiative. Control of the game, usually due to better placement of men and easier access to weaknesses in the opponent's position.
material. The chess pieces. The player whose remaining pieces are of greater value is said to have a "material advantage."
middlegame. The second phase of the game, in whichdevelopment of the pieces has mostly been completed and many pieces are captured or traded as the players pursue their plans.
abertura. The first phase of the game, in which players concentrate on development, gaining room for their pieces to maneuver, and on bringing their kings to safety.
promotion. When a pawn reaches the eighth (last) rank, the player "promotes" it to his choice of a queen, rook, bishop, or knight.
classificação. A horizontal (left to right) row of squares. The pawns start the game on each player's second rank.

Just Chess.
One of the most important strategies in chess is knowing when and when not to exchange pieces. What is exchanging pieces? It’s trading one of your pieces for one of your opponent’s that is of equal value.
Let’s take a look at the value of chess pieces. They rank in power as follows from the highest to the lowest; queen, rook, bishop, knight and pawn. The value of bishop and knight can differ, depending on the stage of the play of the game. When the game is in the early stages, your knight is more valuable because he has the ability to move over other players. As the game progresses, the bishop becomes more valuable for its ability to cover the board in a diagonal direction. The rook is another piece that is not as valuable in the early stages of the game. But… as the game moves toward the end, the rook is a very important piece. As the lines clear, the rook can be deadly to your opponent. Remember, a piece’s importance fluctuates during the game.
When you exchange pieces, you trade a bishop for a bishop, or a knight for a knight. Exchanging a knight for a bishop or vice versa is also considered an equal exchange. An example of an unequal exchange would be a rook or queen being exchanged for a bishop or a knight.
People who are learning the game of chess tend to exchange pieces often. Experienced players usually prefer to avoid exchanges. Is exchanging pieces a good move? As with all things in life, it depends on the circumstances. If you are thinking of exchanging pieces, be sure to study the board carefully. How are the pieces configured and in what direction is the flow of the game? Never exchange pieces unless it benefits you directly.
What are the advantages for exchanging pieces? If you can see that one of your opponent’s pieces is the foundation of his strategy, take the piece, if possible. This takes away from his defensive and offensive strategy, leaving him venerable while you loss the identical piece that is not as important to your strategy. Another example of a good time to exchange pieces is when your opponent uses a piece very frequently. Some players depend heavily on certain pieces and if that piece is exchanged, their strategy is weakened.
Exchanging pieces can move the game along at a more rapid pace. If your strategy or the number of pieces you have on the board gives you a definite advantage, you may benefit by removing as many pieces as possible from the board. This causes your opponent’s army to be depleted, ensuring that you maintain your advantage.
As mentioned earlier, rooks are more valuable near the game’s end. Exchanging pawn can be beneficial to open the board for your rook to move more freely. This is definitely to your advantage if your opponent has lost one or both of his rooks earlier in the game.
There are also advantages to retreating when your opponent offers an exchange of pieces. The more pieces you have on the board, the more control you have, as long as you can maneuver them to protect one another. Also, take into consideration how taking an opponent’s piece will affect the game. Will it disrupt your strategy or prohibit you from protecting your pieces? If so, avoid the exchange if possible. Chess is not about how many of your opponent’s pieces you can remove from the board. Your goal is to put your opponent’s king in checkmate. Removing just one piece can leave large gaps in your ability to defend your pieces and put them and your position in jeopardy. Always study the board thoroughly before exchanging or removing pieces. You must be aware of what the gaps will do to your defensive abilities.
Before making any exchanges, or moves for that matter, study the board and try to predict what your move will mean to your army. Chess is all about strategy and strategy either wins or losses the game. By Mary M. Alward.

Trading Part 1.
Many chess players have no idea when they should trade. Some players will trade whenever given the opportunity, while others will try to keep all of their pieces as long as they can. Both of these mindsets can really hinder the growth of a chess player.
There are very critical and important times when a chess player should trade and there are other times when a chess player should not trade. Some key points when you should trade include: when you have a material advantage, when you have a spacial disadvantage, when trading will allow one of your other pieces to become more valuable, and when you are trading off one of your opponents very good pieces. In the first trading video we will discuss why it’s important to trade when you are up in material.
Watch the video below to watch more detailed explanations of trading concepts and how you should use them in your games.
Get Unlimited Access To All Of Our Strategies, Practice Games And More.

Комментариев нет:

Отправить комментарий